sábado, 15 de novembro de 2008

Em escala decrescente de evolução

O nome dela é caratinga e sendo o nome da minha cidade deveria ter sido escrito em letra maiúscula, mais dessa vez o erro foi proposital, até porque não creio que de maneira geral ela mereça tal "respeito".
Enfim, o histórico da cidade sempre acumulava fatos e acontecimentos negativos que iam de certa forma me enxendo, e com certeza não só a mim. Me deixava pensando em escrever num ato de protesto, ou para mostrar que ao contrário do que muita gente pensa existem pessoas que se ligam no que se passa nesse lugar e de certa forma ficam putos (é essa a palavra mesmo) e tem a vontade de revidar.
Algumas pessoas xingam quando ficam com raiva, algumas simplismente se calam e digerem a raiva, eu escrevo.
A paciência pra tudo isso que já não era grande se esgotou hoje quando por um motivo "desconhecido" ( alegam mal tempo, mais eu olho da janela e vejo o sol pronto pra causar ensolações ) cancelaram um show do Tianastácia, o que não é a 1ª vez, se não me engano a 3ª.
As pessoas podem ler este post e pensar, "olha o mulek putinho por causa de um show cara", mais esse episódio é o mais recente de vários outros que causam vergonha.
O lugar em si atualmente causa esse sentimento.
Dando um giro pela cidade é impossível não perceber o raio-X ocular passando por você, te analisando e deduzindo se você é bom o bastante ou não pra essa sociedade, não me surpreenderia encontrar pessoas que tomassem notas umas das outras nos seus bloquinhos, com informações principalmente do nível de beleza e das contas bancárias, que no caso alegaria se as pessoas deveriam ou não se aproximar de você , um tipo de "precaução" à favor de amizades que dão frutos se é que me entendem. ¬¬'
Existe em caratinga um "crescente delírio exibicionista e competitivo" como diria Erico Verissimo num livro que eu acabei de ler para as provas de vestibular.
Um cara gente boa futuramente vai cantar e a carapuça vai servir pra muitos:
"O seu mundo é uma mentira...com o seu rei na barriga...eu não aguento você...Você se diz o melhor...eu não te vejo como o tal...come angu e arrota bife...e limpa o rabo com jornal." e eu ponho a certeza nisso.
Por fim, tudo que eu venha a dizer essa sociedade já tem conhecimento, mais finge desconhecer, as pessoas vivem cegas nesse fracasso, baseiam suas vidas em muito pouco e deixam ser levadas por sentimentos fúteis, pelas palavras dos outros, não lutam pelo que realmente querem.
É difícil entender as coisas por aqui.
Termino esse post com as palavras de novamente Erico Verissimo.
"...A alta sociedade de Antares entrou nesses últimos cinco anos numa espécie de crescente delírio exibicionista e competitivo, em matéria de posição e virtudes mundanas. Qual é o casal número um do nosso café society? Quem dá as melhores festas? Quem tem mais "classe"? Qual a mais elegante de nossas damas? Quem possui o automóvel mais fino? De quem é a residência mais confortável? E a mais bem decorada?... E assim por diante..."
Retirado do livro Incidente em Caratinga...ops que dizer...em Antares...elas se parecem.

3 comentários:

Caio Paranhos disse...

Que bom que você voltou, Rodrigo. É tudo muito assim mesmo, às vezes a gente enjoa de uma coisa e depois começa a gostar de novo. Enfim, bem-vindo de volta.

Esther disse...

Quanto tempo!Ótimo post e eu concordo,sua indignação é mais do que justificável.Hoje em dia as coisas que são realmente importantes foram deixadas de lado.

Bjo

Bruna disse...

Tenha certeza de que não é só sua cidade que é assim. Se você soubesse da fama que a minha tem... xiii!

Porra, você sumiu mesmo, né? Eu até tentei achar vocÊ no orkut mas não consgui! "/ Achei que tivesse acontecido algo! hunf! :P

beijo!